Wednesday, March 22, 2006

Clonagem

Um clone é uma réplica exacta de um gene obtido por engenharia genética numa sequência de ácido desoxirribonucleico (ADN). Os componentes de um clone têm sempre a mesma constituição genética, desde que não ocorra qualquer mutação.
Desde há muito tempo que cientistas tentam desenvolver técnicas de laboratório que permitam clonar organismos. No entanto, os objectivos não eram de produzir organismos idênticos com características genéticas específicas mas responder à questão da possibilidade de uma célula, com características específicas, conter toda a informação genética que possibilite a génese de um indivíduo completo.
A clonagem nos animais baseia-se na transferência do núcleo de uma célula somática para um ovo anucleado. As experiências feitas a animais utilizando essa transferência de núcleo, mostraram que é possível obter um animal completo a partir de um óvulo para onde foi transplantado o núcleo de uma célula adulta.

1) As células somáticas são retiradas do doador 2) Essas células são cultivadas em laboratório 3) De uma doadora colhe-se um óvulo não fertilizado 4) O núcleo contendo DNA é retirado do óvulo 5) A célula cultivada é fundida ao óvulo por meio de corrente elétrica 6) Agora temos o óvulo fertilizado com nova informação genética 7) Este óvulo vai se desenvolver até a fase de blástula (embrião com mais de 100 células) onde estão as células tronco.
Diciopédia 2004

0 Comments:

Post a Comment

<< Home